A partir de agora, o nosso tema de discussão será a disciplina Acompanhando os Ciclos de Vida das Famílias: Saúde da Criança e do Adolescente.
Você compreenderá as principais informações, que permeiam o trabalho do(a) ACS, sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e sobre as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde.
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Ao concluir seus estudos, espera-se que você seja capaz de:
Clique em cada círculo.
Identificar as principais informações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e sobre as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde que permeiam o trabalho do(a) Agente Comunitário(a) de Saúde (ACS).
Identificar as principais informações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e sobre as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde que permeiam o trabalho do(a) Agente Comunitário(a) de Saúde (ACS).
Compreender os principais aspectos, como os cuidados com o recém-nascido; seu crescimento e desenvolvimento; sua situação vacinal; bem como o aleitamento materno e a introdução alimentar, para o acompanhamento efetivo e eficiente.
Compreender os principais aspectos, como os cuidados com o recém-nascido; seu crescimento e desenvolvimento; sua situação vacinal; bem como o aleitamento materno e a introdução alimentar, para o acompanhamento efetivo e eficiente.
Reconhecer os agravos e as doenças características do processo saúde-doença nas crianças, nos adolescentes e nos jovens, com enfoque nos determinantes sociais e de saúde, nas vulnerabilidades socioculturais e econômicas e nos seus efeitos sobre a saúde dessas populações nas ações diárias do(a) ACS.
Reconhecer os agravos e as doenças características do processo saúde-doença nas crianças, nos adolescentes e nos jovens, com enfoque nos determinantes sociais e de saúde, nas vulnerabilidades socioculturais e econômicas e nos seus efeitos sobre a saúde dessas populações nas ações diárias do(a) ACS.
Entender o papel do(a) ACS nos programas e nas ações estratégicas para promoção da Saúde da Criança e do Adolescente.
Entender o papel do(a) ACS nos programas e nas ações estratégicas para promoção da Saúde da Criança e do Adolescente.
Refletir sobre as ações de atenção à criança e ao adolescente em situações de violência, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz.
Refletir sobre as ações de atenção à criança e ao adolescente em situações de violência, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz.
Clique em cada pergunta.
A importância da atenção integral à primeira infância.
As populações de maior vulnerabilidade.
5 de agosto de 2015
Portaria de número 1.130 do Ministério da Saúde
Promover e proteger
a saúde da criança
o aleitamento materno
Atenção e cuidados integrais e integrados.
Redução da morbimortalidade.
Desde a gestação até os 9 anos de idade da criança.
Adolescentes de 15 anos de idade.
5 de agosto de 2015
Portaria de número 1.130 do Ministério da Saúde
Promover e proteger
a saúde da criança
o aleitamento materno
Atenção e cuidados integrais e integrados.
Redução da morbimortalidade.
Desde a gestação até os 9 anos de idade da criança.
Adolescentes de 15 anos de idade.
A importância da atenção integral à primeira infância.
As populações de maior vulnerabilidade.
É interessante saber que os 7 eixos estratégicos da PNAISC têm a finalidade de orientar e qualificar a assistência em saúde prestada às crianças em todo o território nacional, sempre de olho nos determinantes sociais para a redução da vulnerabilidade e a promoção do desenvolvimento infantil de forma saudável, prevenindo o adoecimento e o aparecimento de doenças crônicas, bem como a morte prematura das crianças.
Clique nas setas.
Atenção humanizada e qualificada à gestação, ao parto, ao nascimento e ao recém-nascido.
Aleitamento materno e alimentação complementar saudável.
Promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral.
Atenção integral a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas.
Atenção integral à criança em situações de violência; prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz.
Atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade.
Vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno.
Atenção humanizada e qualificada à gestação, ao parto, ao nascimento e ao recém-nascido.
Aleitamento materno e alimentação complementar saudável.
Promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral.
Atenção integral a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas.
Atenção integral à criança em situações de violência; prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz.
Atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade.
Vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno.
Na prática, consideramos que o primeiro mês de vida da criança requer muitos cuidados. Mesmo que a mãe tenha outros filhos maiores, é importante orientá-la, ou orientar a outros familiares, a respeito de:
Sono
Cólicas
Cordão umbilical e pele
Peso
Banho e troca das fraldas
Urina e dificuldade para evacuar
Mas… Na função de Agente Comunitário(a) de Saúde (ACS), você já pensou em como deve orientar as puérperas sobre a alimentação do bebê?
Consulte o e-book para entender detalhadamente sobre os cuidados com o recém-nascido, o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável.
Consulte o Material Complementar para conhecer os dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de 2 anos.
Lembre-se: uma sugestão importante é você ter uma cópia da ficha vacinal e do gráfico de crescimento das crianças da sua área. Isso lhe ajudará no acompanhamento das crianças a cada visita.
Clique nas setas.
A adolescência é a fase da vida entre a infância e a idade adulta, quando ocorrem muitas mudanças físicas, psicológicas, sociais e morais.
Nesse período, o indivíduo passa por um intenso crescimento e desenvolvimento, e o(a) ACS deve estar preparado(a) para o acompanhamento dessa população.
Que tal um exemplo ?
Durante o acompanhamento da saúde das pessoas jovens, o(a) ACS precisa orientá-las sobre os cuidados de saúde, tais como:
Clique no play.
Fique atento(a)! O trabalho de promoção à saúde e prevenção de agravos deve ser realizado em equipe e integrado com diferentes espaços do território. Gerusa e Bia conhecem bem esses espaços.
Podemos visitar escolas, clubes, associações, grêmios recreativos, grupos de jovens, de artes, de capoeira, de hip hop, de funk, etc.
Sim. Podemos visitar todos os lugares onde os adolescentes estão e se reúnem. Esses locais são ideais para o trabalho do(a) ACS, para esclarecer dúvidas e realizar sensibilização para os cuidados de saúde na adolescência.
Veja alguns exemplos:
AQUI VAI UMA DICA!
Assista à Teleaula e aproveite ao máximo os assuntos abordados aqui.
Você verá como esses conceitos serão úteis em sua prática profissional!
Agora reflita…
Você conhece a diferença entre crescimento e desenvolvimento? Sabe interpretar os gráficos de crescimento?
O que fazer se você identificar uma situação suspeita de violência com uma criança ou com um adolescente?
Quais os principais acidentes por faixa etária?
No seu trabalho diário, durante as visitas domiciliares, você deve realizar o acompanhamento sistemático do crescimento das crianças e das possíveis condições inadequadas de nutrição, ligadas ou não a outras situações de vulnerabilidade (baixa renda, maus-tratos, violência intrafamiliares).
Nesta disciplina, você viu que a PNAISC tem por objetivos promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 (nove) anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e a um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.
Você viu também que o acompanhamento integral das crianças e dos adolescentes é muito importante. Fique atento(a) durante as visitas domiciliares. Realize o acompanhamento sistemático do crescimento das crianças com o registro dos dados antropométricos (peso e altura). Observe a situação vacinal da criança, as situações de risco nutricional ou de violência que se apresentem para cada idade.
No contexto de muitas desigualdades sociais, temos um grande desafio, não é mesmo?
Esperamos que você tenha compreendido todo conteúdo e refletido sobre seu trabalho dentro desse contexto.
Acesse os materiais didáticos indicados para complementar o conteúdo estudado e realize as atividades propostas.
Passe o mouse sobre o ícone destacado abaixo.
Teleaula
E-book
Leitura complementar e Vídeos
Fórum para interação com a comunidade virtual de aprendizagem
Fique atento(a): para aprovação na disciplina, você deve obter 60% dos pontos distribuídos. Portanto, participe das atividades avaliativas propostas e, em caso de dúvidas, acione seu tutor.
Atividades Avaliativas
Até a próxima disciplina!
Este material foi elaborado e desenvolvido pela equipe técnica e pedagógica do CONASEMS em parceria com o Ministério da Saúde – MS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
GESTÃO EDUCACIONAL
Cristiane Martins Pantaleão
Fabiana Schneider Pires
Rubensmidt Ramos Riani
COORDENAÇÃO EDUCACIONAL
Carmen Lúcia Mottin Duro
Cristina Fátima dos Santos Crespo
Diogo Pilger
Fabiana Schneider Pires
Valdívia França Marçal
REVISÃO TÉCNICA
Andrea Fachel Leal
Camila Giugliani
Camila Mello dos Santos
Carmen Lúcia Mottin Duro
Diogo Pilger
Erika Rodrigues de Almeida
José Braz Damas Padilha
Kelly Santana
Lanusa Terezinha Gomes Ferreira
Michelle Leite da Silva
Patricia da Silva Campos
CONTEUDISTA(S):
Alessandra Vaccari
REVISÃO LINGUÍSTICA
Gehilde Reis Paula de Moura
EQUIPE TÉCNICA
Josefa Maria de Jesus
Kátia Wanessa Alves Silva
Lanusa Terezinha Gomes Ferreira
Marcela Alvarenga de Moraes
Marcia Cristina Marques Pinheiro
Marta Sousa Lima
Rejane Teles Bastos
Rosângela Treichel
Simone Ferreira de Assis
MAKERS EDUCACIONAIS
Aidan Bruno
Alexandra da Silva Gusmão
Alexandre Itabayana
Cristina Perrone
Bárbara Monteiro
Daniel Vilela
Felipe Reis
Juliana de Almeida Fortunato
Lívia Magalhães
Lucas Corrêa Mendonça
Pollyanna Micheline Lucarelli
Priscila Rondas
Ygor Baeta Lourenço
ASSESSORIA EXECUTIVA
Conexões Consultoria em Saúde Ltda.
No seu trabalho diário, durante as visitas domiciliares, você deve realizar o acompanhamento sistemático do crescimento das crianças e das possíveis condições inadequadas de nutrição, ligadas ou não a outras situações de vulnerabilidade (baixa renda, maus-tratos, violência intrafamiliares).
Estude o e-book para aprimorar seus conhecimentos em relação à promoção e ao acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento saudável na infância, na adolescência e na juventude. Clique aqui.
IMAGENS
Banco de Fotos Conasems
ENVATO ELEMENTS
https://elements.envato.com
FREEPIK
https://br.freepik.com
Serão objeto do nosso estudo as seguintes doenças:
Preparado (a)? Acompanhe a seguir!
Características | Educação Continuada | Educação Permanente |
---|---|---|
Público-alvo | uniprofissional | multiprofissional |
Inserção no mercado de trabalho | prática autônoma | prática institucionalizada |
Enfoque | temas de especialidades | problemas de saúde |
Objetivo principal | atualização técnico-científica | transformação das práticas técnicas e sociais |
Periodicidade | esporádica | contínua |
Metodologia | pedagogia da transmissão (geralmente, por meio de aulas, conferências, palestras), em locais diferentes dos ambientes de trabalho | pedagogia centrada na resolução de problemas (geralmente através da supervisão dialogada, oficinas de trabalho), efetuada nos mesmos ambientes de trabalho |
Resultados | apropriação passiva do saber científico; aperfeiçoamento das práticas individuais | mudança organizacional; apropriação ativa do saber científico; fortalecimento das ações em equipe |
Não deixe de consultar o e-book. Nele retomaremos esse assunto.